Guia do Empreendedor
7. Inovação
O paradigma da competitividade empresarial mudou. O cenário de uma conjuntura económica cada vez mais globalizada, exige uma rápida reconversão da base que rege a competitividade, que deverá passar essencialmente pela I&D e Inovação. No entanto na sua maioria as PME, sobretudo as recém-criadas, não têm capacidade para inovar sozinhas precisando por isso de recorrer a processos colaborativos de inovação aberta, contando com a participação de Entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico (ESCT) nos seus processos de inovação.
A pensar no apoio à inovação das novas empresas a NERSANT criou o projeto INOVRIBATEJO através do qual se disponibiliza, de forma gratuita, para tentar identificar do lado das ESCT especialistas que possam ajudar na resolução dos desafios de inovação das empresas.
Por outro lado também através deste projeto a NERSANT criou uma BOLSA DE TECNOLOGIAS através da qual dá a conhecer às empresas alguns resultados de I&DT desenvolvidos nas ESCT com o objetivo de que as empresas possam ter acesso a este conhecimento e, caso tenham interesse, transferi-lo e trazê-lo para o mercado através da inovação nos seus produtos ou serviços.