• O Sítio Do Empreendedor
  • Apoios
  • Parceiros
  • Inscrição
  • Área Reservada

Apoios

Os Apoios do SITIO DO EMPREENDEDOR encontram-se divididos em 4 Fases sequenciais. Em cada uma das 4 Fases existem momentos de consultoria individual e eventos coletivos. O apoio é personalizado e o seu ritmo é adequado às necessidades e objetivos de cada empreendedor em particular.


1) Maturação da Ideia

O processo de apoio do SITIO DO EMPREENDEDOR começa, idealmente, com o apoio à Fase de Maturação da Ideia e aqui falamos não só da ideia de negócio propriamente dita mas ainda antes disso da própria ideia de empreender e ser empreendedor.

Assim esta fase inicia-se com o apoio à análise do perfil empreendedor e prossegue com o processo de maturação da ideia pois a ideia é um dos pilares fundamentais para a criação de qualquer empresa e é, muitas vezes, um dos aspetos mais difíceis de determinar.

Na fase de maturação da ideia apela-se a questões como a criatividade, a inovação, a mudança, a adequação às tendências que se vislumbram, a análise de fontes que possam contribuir para dar mais conteúdo à própria ideia, etc., etc.

Todo este trabalho é realizado de forma personalizada e individual com o apoio de técnicos de empreendedorismo da Nersant.

Desta fase faz parte também uma Sessão que denominamos ATELIER DE IDEIAS que é uma Sessão conjunta, participada por vários potenciais empreendedores que inscreveram a sua ideia. Esta é uma Sessão de Criatividade, Inovação e Tendências que conta com a dinamização de um especialista. Na agenda deste Portal poderá ver em que data e local se realiza o próximo Atelier.

2) Definição do Modelo de Negócio e Mentoria

Ter uma ideia é um dos pilares fundamentais para a criação de qualquer atividade económica, no entanto isso não basta.

Um dos passos mais difíceis e onde o apoio pode revelar-se fundamental é a demonstração de como a Ideia se pode transformar num negócio. Assim a segunda fase de Apoio do SITIO DO EMPREENDEDOR tem como objetivo a definição do MODELO DE NEGÓCIO a partir da Ideia. Esta definição do Modelo de Negócio tem como base fundamental a PROPOSTA DE VALOR que a ideia apresenta e, depois, a análise inicial de quem são os clientes-alvo, como se poderá estabelecer uma relação com eles, quais os tipos de receita que se esperam obter, quais as atividades-chave e os recursos e parceiros-chave para as desenvolver, quais os tipos de custos que estarão associados, etc.

Neste programa de apoio utilizamos como ferramenta o Modelo de Negócio CANVAS que representa uma excelente ajuda na esquematização do pensamento e da apresentação do Modelo de Negócio pensado para o desenvolvimento da Ideia.

Também nesta fase contamos com o apoio de Mentores (ver Bolsa de Mentores neste portal) que são empresários experientes cuja participação no processo permite recolher sugestões, novas ideias, avisos e contactos que muitas vezes se revelam de um valor inestimável.

Para facilitar o contacto entre os potenciais empreendedores e os empresários o programa SITIO DO EMPREENDEDOR realiza sessões, de âmbito restrito, denominadas BANCA INTERNA, nas quais os empreendedores apresentam a um grupo de empresários as suas ideias e modelos de negócio e recolhem sugestões no sentido de os poderem melhorar.

2a) VALIDAÇÃO TÉCNICA/TECNOLÓGICA E INFORMAÇÃO SOBRE LICENCIAMENTOS

Fazendo parte desta fase de definição do Modelo de Negócio e Mentoria, mas apresentando características diferentes daí ser uma alínea de apoio que quisemos destacar, encontram-se os apoios à Validação Técnica e Tecnológica e a Informação sobre Licenciamentos.

Não raras vezes a construção de um Modelo de Negócio sólido implica primeiro uma validação técnico e/ou tecnológica da ideia/projeto que se pretende implementar e também informação especifica sobre o licenciamento da atividade.

Utilizando as diversas competências trazidas pelos diferentes membros da rede (ver Rede de Parceiros neste Portal) que dinamizam o SITIO DO EMPREENDEDOR é possível recorrer ao apoio de Centros de Conhecimento no sentido realizar a validação técnica e tecnológica e é também possível receber o apoio das entidades oficiais, sobretudo dos Municípios, na informação sobre os Licenciamentos.

3) Plano de Negócios, Financiamento e Preparação do Lançamento

Quando na posse de dados concretos é o momento de se iniciar a preparação do PLANO DE NEGÓCIOS.

É habitual a tentação de criar “caricaturas” de Planos de Negócio pois, como se costuma dizer, o papel (e também o excel) consente tudo. No entanto a elaboração de um Plano de Negócios robusto e aderente à realidade exige um trabalho de preparação sério e exaustivo que se inicia na fase de maturação da ideia e continua na fase de definição do modelo de negócio.

O investimento (falamos de tempo e por vezes também de dinheiro) na angariação do máximo de informação quer da envolvente externa (Politica, Económica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal) quer interna (dimensão do mercado, concorrência, preços de mercado, evolução do setor, investimento necessário, custos, etc.) sobre o negócio que se pretende implementar é pois decisivo na construção do Plano de Negócios.

Com base nos dados anteriormente recolhidos e tendo em conta uma definição estratégica coerente é então possível realizar o estudo económico-financeiro que fará parte integrante e fundamental do Plano de Negócios.

O apoio técnico nesta fase é prestado pela equipa de empreendedorismo da Nersant tanto no aspeto de elencar o conjunto de informações a recolher como na construção do modelo financeiro, através do recurso a ferramentas de Project finance e, finalmente, na construção da Memória Descritiva do Projeto.

O Plano de Negócios é um instrumento vivo, na medida em que deve ser regularmente atualizado, e uma ferramenta de gestão fundamental pois é a partir dele que se pode realizar o controlo de gestão e o aperfeiçoamento estratégico.

Com o Plano de Negócios preparado é então possível procurar soluções de financiamento, quer através de sistemas de incentivos, quer através do recurso a crédito bancário ou ainda através do recurso a outras fontes de financiamento como sejam o capital de risco ou os Business Angels (o Clube de Business Angels de Santarém e a Sociedade de Garantia Mútua GARVAL fazem parte da Rede de Parceiros do Sitio do Empreendedor).

Nesta fase o SITIO DO EMPREENDEDOR possibilita a apresentação de projetos a potenciais financiadores através da organização dos MERCADOS DE FINANCIAMENTO, sessões do estilo Shark Tank, nas quais os empreendedores têm oportunidade de contactar com um conjunto de potenciais financiadores.

Ainda nesta fase os empreendedores têm também a possibilidade de obter apoio, neste caso através de consultoria, para preparação da constituição e início da atividade. Esta consultoria foca-se sobretudo nas obrigações jurídicas e fiscais e nas diferenças, custos, vantagens e inconvenientes das várias formas de constituição: Empresário em Nome Individual, Sociedade Unipessoal, Sociedade por quotas, Cooperativa, Sociedade Anónima, etc.

3a) LICENCIAMENTO E INSTALAÇÃO

Fazendo parte da fase de Preparação do Lançamento, mas tendo características que justificam uma alínea própria, o SITIO DO EMPREENDEDOR possibilita também o apoio técnico nas questões do Licenciamento e da Instalação.

Na Fase 2A já tinha existido informação sobre a questão do licenciamento mas neste momento já não só é necessária a informação como é mesmo necessário realizar os procedimentos para obtenção do referido licenciamento. Assim, nesta fase os empreendedores apoiados pelo Sitio do Empreendedor podem recorrer aos contactos e programas dos Municípios aderentes da Rede e resolver de forma mais célere e informada as questões do licenciamento.

Em paralelo coloca-se a questão da Instalação. Também neste tema os técnicos dos Municípios e dos Centros de Negócios que fazem parte da Rede estão disponíveis para dar informação sobre as zonas de localização empresarial e, nos casos em que essa oferta existe, sobre os espaços de co-work ou de incubação disponíveis.

Nos apoios à Instalações podemos ainda considerar a BOLSA DE EQUIPAMENTOS PARTILHÁVEIS (ferramenta à disposição neste portal) através da qual se pode ter acesso a equipamentos (mediante relação a estabelecer) que possam fazer falta para a instalação e desenvolvimento da atividade reduzindo o risco pelo evitar do investimento nos mesmos.

4) Acompanhamento pós-inicio de actividade

O início de atividade é seguramente um momento alto no processo de criação de uma atividade empresarial até porque, se o processo foi bem feito, até se chegar a este momento já se investiu muito tempo, trabalho e também dinheiro. No entanto o início de atividade é apenas uma milestone, um marco no caminho. Na verdade é após o início de atividade que o grande desafio começa!

Por esta razão o programa SITIO DO EMPREENDEDOR prevê o apoio técnico durante o primeiro ano de atividade. Este apoio realiza-se através de ações de acompanhamento e consultoria nas questões que surjam sobretudo ao nível da gestão.

Aliado ao acompanhamento e consultoria o apoio pós-inicio de atividade realiza-se também através da aplicação das ferramentas do Kit do Empreendedor (instrumentos de apoio à gestão, à divulgação e à realização de negócios) e através da dinamização de momentos de network entre Empresários e Empreendedores.

Destaques

  • client

    Empreende XXI com candidaturas abertas a partir de dia 3 de abril

    Os desempregados ou promotores de projetos empresariais criados há menos de seis meses - com inscrição no IEFP - podem candidatar-se ao Empreende XXI a partir de 03 de abril. O programa apoia investimentos até 200 mil euros com um financiamento até 85%, sendo a NERSANT uma das entidades de acompanhamento credenciada para apoiar a elaboração e submissão de candidaturas da região.

    • Noticias
    • 20-03-2023
    • ver mais
  • client

    GERAÇÃO DE IDEIAS EM CONTEXTO DE INCERTEZA

    A NERSAN vai iniciar no próximo dia 31 de março, a primeira edição do Programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Prospetiva Estratégica "Geração de Ideias em Contexto de Incerteza", iniciativa que pretende ajudar os empreendedores a encontrar uma ideia de negócio viável e a implementá-la no mercado na atual conjuntura. A iniciativa – de participação é gratuita – dirige-se a empreendedores com ou sem ideias de negócio

    • Noticias
    • 17-02-2023
    • ver mais
  • client

    NERSANT dinamiza Mostra de Inovação e Empreendedorismo na Startup Santarém

    Com o objetivo de apresentar o trabalho de apoio ao empreendedorismo realizado no âmbito do projeto financiado Business +2.0, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai realizar nas manhãs dos dias 23 e 24 de fevereiro, na Startup Santarém, uma Mostra de Inovação e Empreendedorismo.

    • Noticias
    • 13-02-2023
    • ver mais

Testemunhos

Em 2017 o SITIO DO EMPREENDEDOR ajudou a criar 96 novas empresas no Ribatejo


Há um ano atrás não fazia ideia do que estava por vir! Estava numa fase da minha vida profissional, onde apesar de gostar muito do que fazia, senti que precisava de uma mudança, um novo desafio. O bichinho do empreendedorismo sempre teve em mim, gosto de ir à luta, de fazer, de procurar, de me superar! Foi então, que depois de já ter ideia de qual a área de negócio a explorar, conheci o acompanhamento da NERSANT. E ainda bem que assim foi, pois sem a preciosa ajuda dos seus profissionais, mais propriamente do meu mentor de negócio João Santos, que foi sem dúvida a peça chave para que este negócio esteja a trabalhar a bom ritmo neste momento. Quando pensamos em abrir um negócio por conta própria, por vezes deixamo-nos deslumbrar pelo nosso próprio sonho, o que muitas vezes leva ao insucesso de alguns empreendedores. No meu caso seria igual, não fosse mais uma vez o excelente acompanhamento que recebi. Foi realizado um trabalho conjunto entre as duas partes (eu e o mentor). Pormenorizamos os mais variados pormenores, construímos um modelo de negócios, coerente e ajustado à realidade com a qual me iria deparar. Contudo é necessário perceber que temos de trabalhar, temos de procurar, temos de questionar, para que possamos tentar chegar o mais próximo da realidade. Neste momento, o negócio está aberto à cerca de 3 meses e o modelo de negócios a ser cumprido tal como definimos em termos estratégicos. Obrigada NERSANT. Verónica Raposo – REVOLUTION (http://ptrevolution.pt)


Verónica Raposo

Em 2017 o SITIO DO EMPREENDEDOR recebeu 531 ideias


A atuação da NERSANT é importante porque ajuda na estruturação e organização das ideias. A participação na sessão Ideias em Ação é positiva também pela partilha com outros empreendedores.


Alexandra Almeida

O apoio da Nersant, mais concretamente na pessoa do mentor João Santos, foi fundamental para a concretização da minha ideia de negócio, com a qual sonhava há vários anos. Não me lembro bem como tomei conhecimento do Sítio do Empreendedor e do fantástico apoio que possibilita a todos os que pretendem iniciar uma atividade por conta própria, mas ainda bem que aconteceu e que tenho a felicidade de ter escolhido empreender num dos concelhos abrangidos por esta iniciativa! A sua ajuda na elaboração do modelo de negócio e plano de negócios, e projeto de candidatura a incentivos foi fundamental para me encontrar onde estou hoje, com porta aberta há quase três anos e o negócio a evoluir dia após dia! Para além deste apoio inicial, o acompanhamento posterior é uma garantia de que temos sempre alguém que nos vai ajudar a esclarecer todas as dúvidas e ajudar a superar dificuldades que surjam, não nos deixando desviar do foco principal! Não digo que sem a existência da NERSANT o projeto não teria ido para a frente, mas teria sido certamente muito mais difícil, dispendioso e vacilante. Ainda hoje, já tendo terminado o período de acompanhamento previsto, sei que continuo a ter ao dispor uma pessoa/equipa disponível para esclarecer e ajudar em qualquer situação que surja. Obrigada NERSANT! Rita Batista, Bra4all – Lingerie e Bra Fitting (www.bra4all.com)


Rita Batista

O compromisso da NERSANT no SITIO DO EMPREENDEDOR é responder a todos os que registem a sua ideia, no sentido de analisar como poderá apoiar o desenvolvimento da mesma


Há cerca de 4 anos atrás, o apoio da NERSANT foi fundamental para mim. Encontrava-me insatisfeita no meu emprego e decidi colocar um ponto final na situação, pelo meu bem e da minha família. Encontrava-me desgastada e não realizada. Tinha uma ideia em mente, que a NERSANT, me ajudou a concretizar. Tenho consciência de que foi um risco, mas que hoje não me arrependo de ter corrido. O apoio da NERSANT foi fundamental, para alinhar ideias e traçar um caminho. No entanto, devo dizer que, o sucesso depende única e exclusivamente de nós. Obrigada pelo apoio que me deu e continua a dar. Bem haja, NERSANT Catarina Azevedo - Sabores a Granel https://www.saboresagranel.pt/


Catarina Azevedo

O apoio da NERSANT é fundamental para esclarecer as questões e dúvidas relacionadas com a transformação da ideia em negócio.


Isabel Teles

O apoio da Nersant é um apoio muito profissional e humano.


Ana Santana

Após ter sido mãe fiquei desempregada por opção, procurei o Gabinete de Apoio à criação do próprio emprego do município de Alcanena, porque já tinha algumas ideias na cabeça. Fui encaminhada para a NERSANT, onde fui muito bem recebida. Desde a primeira reunião que fiquei muito motivada, assim que expliquei o que pretendia, os técnicos tiveram a capacidade de juntamente comigo transformar a minha ideia num negócio. O apoio da NERSANT foi muito importante porque foi através da Associação Empresarial que eu consegui meter as ideias em prática, foi elaborado um plano de negócios e foi assim que consegui pedir financiamento junto da banca. Provavelmente, sem a NERSANT teria sido mais difícil conseguir de uma forma sólida e construtiva, ou seja eu já tinha as ideias e já andava a tentar implementar algumas, mas só com o apoio da NERSANT eu consegui implementar de forma mais eficaz e ter acesso a financiamento que foi muito importante para conseguir equipar o meu Atelier e legalizar toda a produção. É muito importante ter este apoio, principalmente porque nos primeiros tempos além de muitas dúvidas que temos que podem ser esclarecidas com os técnicos, é possível também partilhar as “dores de crescimento”, acho este ponto muito fundamental, principalmente quando estamos sozinhos no negócio e não temos ninguém com quem partilha. O balanço da participação é muito positivo. Recomendo a todos os que querem criar o seu negócio, se fosse hoje, voltava a participar. Verónica Paiva - BioVó (www.biovo.pt/)


Verónica Paiva

Simpatia, bom acompanhamento em termos de informação e profissionalismo. Obrigada.


Sílvia Vassalo

É muito importante poder contar com o acompanhamento nos bons e maus momentos. Agradeço e continuação do vosso trabalho. Bem-hajam.


Cristina Gameiro

O Sr. João Santos e Sra. Rita Pedro são pessoas muito dedicadas e bons conselheiros. Adorei ser seguido por eles, obrigado.


Sérgio Carvalho

Apoios

Projeto co-financiado por



Contacte-nos

NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém

 Várzea de Mesiões
Apartado 177 2354-909 Torres Novas

 249 839 500

 249 839 509

 sitiodoempreendedor@nersant.pt

Equipamento

...

Copyright © 2015 Solinet.