Guia do Empreendedor
4. Financiamento
A primeira questão relativa ao Financiamento que o programa SITIO DO EMPREENDEDOR procura sensibilizar os empreendedores é o elevado nível de estudo e preparação que um projeto deve ter no momento em que se apresenta perante um potencial financiador.
Um Financiador, tenha ele a natureza que tiver, preocupa-se com um conjunto de questões fundamentais: o potencial do projeto (medido por dados concretos e não apenas por ideias e palpites), a capacidade do empreendedor ou da equipa (o seu perfil, as suas competências, o seu track-record, o seu nível de compromisso) e ainda as garantias de recuperação do seu investimento.
Assim, em termos de apoios ao FINANCIAMENTO o programa SITIO DO EMPREENDEDOR começa por ajudar os empreendedores a preparar o seu Plano de Negócios e a sua apresentação aos potenciais financiadores.
Depois o programa SITIO DO EMPREENDEDOR procura proporcionar aos empreendedores o contacto com os potenciais financiadores seja através da organização de apresentações, os MERCADOS DE FINANCIAMENTO, quer através da facilitação de contactos e realização de reuniões.
Em termos de potenciais Financiadores temos:
BANCA
A Banca tradicional é, logicamente, um dos possíveis parceiros para a obtenção de financiamento.
Por vezes existem linhas especificas e bonificadas para apoiar PMEs e empresas recém-criadas, ao estilo das linhas Microinvest, Invest+ e PME Invest.
No caso de se negociar o financiamento com a Banca tradicional a questão das garantias terá sempre um peso relevante e nem sempre é fácil negociar prazos de amortização alargados ou periodos de carência pelo que o recurso a este tipo de financiamento implica uma programação muito rigorosa dos cash-flows para evitar estranlogamentos de tesouraria e incumprimentos.
BUSINESS ANGELS
O Business Angel é um investidor com experiência empresarial, que normalmente faz os seus investimentos em nome individual, preferencialmente em oportunidades nascentes (tipo start-up ou early stage). Para além da sua capacidade financeira, o Business Angel coloca à disposição do empreendedor a sua experiência e rede de contactos, elementos importantes à formatação do negócio numa base mais sólida.
Os Business Angels são investidores individuais que realizam investimentos de forma profissional, diretamente ou através de sociedades veículo, no capital de pequenas e médias empresas com elevado potencial de valorização. Além do investimento monetário, aportam também aos projectos empresariais conhecimentos técnicos ou de gestão, bem como redes de contactos. Tipicamente, os Business Angels cedem capital a empresas emergentes, com determinado grau de inovação, cuja dimensão é ainda muito pequena para atraírem capital de risco. Por outro lado, tendem a assumir um papel de grande colaboração com o empresário, contribuindo com a sua experiência. Os Business Angels possuem uma série de características em comum, como sejam, a realização de investimentos que normalmente variam entre os €25 mil e €500 mil; gostam de exercer a sua capacidade de mentoring dos projectos; procuram, não só um elevado retorno nos projectos em que investem, mas também novos desafios de preferência no seu país ou região.
O Clube de Business Angels de Santarém faz parte da Rede do SITIO DO EMPREENDEDOR e encontra-se sempre disponível para ouvir os projetos dos empreendedores que queiram instalar-se no Ribatejo.
VENTURE CAPITAL
Quais as definições de Capital de Risco ou Private Equity e Venture Capital?
Private Equity é o mesmo que capital de risco. É uma atividade financeira que tem como objectivo investir temporariamente em empresas, envolvendo-se na sua gestão/valorização para obtenção de uma mais-valia com a venda futura. O Venture Capital é a designação usualmente utilizada para a atividade de capital de risco orientada para investimentos nas primeiras fases do ciclo de vida das empresas (early stage). Este tipo de investimentos é realizado em projetos de elevado potencial, com o respectivo risco inerente.
Qual o valor adicional das empresas de Venture Capital?
Investidores profissionais de Venture Capital adicionam valor de 4 formas diferentes:
Bons investidores trazem smart money:
Um investimento de Venture Capital não é capital para simplesmente "continuar a cobrir as despesas".Investidores de Venture Capital avaliam o melhor uso do capital que têm para investir, tendo em conta os seus próprios incentivos alinhados, ajudando desta forma a que as empresas de maior potencial tenham oportunidade de crescer - isto é especialmente importante no contexto económico actual -, resultando num maior crescimento de emprego, de receitas e exportações;
Bons investidores ajudam a transformar uma visão numa estratégia e plano de acção:
Promovendo discussões sobre possíveis problemas, sugerindo soluções relativamente às estratégias propostas pela equipa de gestão;
Estando atentos ao ambiente competitivo relativo à empresa, e conhecendo bem as dinâmicas do sector em questão, fazendo sugestões de negócio que podem prever prevenir futuros obstáculos afectando negócio, ou ajudem à expansão do crescimento potencial;
Tendo experiência em reconhecer padrões específicos relacionados com a sua experiência, antevendo o resultado de diferentes decisões, e partilhando factos importantes que ajudem a equipa de gestão a encontrar o seu caminho da execução da estratégia definido;
Sendo um dos elementos fundamental a promover feedback relativamente aos produtos desenvolvidos ou serviços da empresa.
Bons investidores abrem portas, alavancando a sua rede de contactos relativamente a:
- Clientes potenciais;
- Parceiros de negócio potenciais;
- Potenciais compradores do negócio;
- Bons investidores ajudam a promover novas oportunidades de recrutamento:
- Servindo como uma plataforma para chegar a potenciais empregados;
- Facilitando uma marca reconhecida - o facto de um investidor reconhecido ter investido numa empresa poderá ser uma boa ajuda para o recrutamento devido à sua reputação.