Guia do Empreendedor
1. Vantagens de Empreender no Ribatejo
Vantagens de empreender no Ribatejo:
O Ribatejo é constituído por 22 concelhos e 201 freguesias. A sua população ronda os 500.000 habitantes. O rio Tejo é o seu principal elemento caracterizador.
A nossa Região apresenta um conjunto de importantes vantagens para se investir e empreender:
- Existência de áreas económicas com vantagem competitiva que alimentam e dinamizam a economia no Ribatejo
- Agricultura
O Ribatejo, em especial a zona da Lezíria do Tejo detém, a nível nacional, os melhores solos para a prática agrícola. É também uma região com uma longa tradição vinícola onde se produzem vinhos de qualidade.
- Agro-indústria
Dada a existência de condições edafo-climáticas de excelência para a produção agricola, hortícola, frutivola e vinícola, encontram-se no Ribatejo os principais playes da industria agro-alimentar. Este é um dos principais sectores exportadores da região.
- Automóvel e Metalomecânica
Este sector manifesta-se na Região através de atividades de fundição e de travamento de metais, sendo o principal sector de exportação da região.
- Curtumes e Têxteis
80% das empresas de curtumes nacionais situam-se no Ribatejo, especificamente em Alcanena.
- Exploração Florestal
10% da floresta nacional localiza-se no Ribatejo, assegurando 27% da produção de cortiça e 10% da produção de madeiras e resinas.
- Madeira, Mobiliário e Papel
A fileira da Madeira, Mobiliário e Papel tem uma importante expressão no Ribatejo.
- Minerais Não Metálicos
O setor dos minerais não metálicos, sobretudo a extração e transformação de pedras ornamentais é outro dos setores relevantes na Região.
- Serviços
No sector dos serviços, o comércio e as actividades ligadas ao turismo, como a hotelaria, são as principais atividades geradoras de emprego, sendo de evidenciar a atração do Santuário de Fátima e o potencial do Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros.
- Ambiente/ Tratamento de Resíduos
O Ecoparque do Relvão, construído na Chamusca, é um importante pólo de desenvolvimento empresarial na área do ambiente, da economia circular e da eco-inovação. Esta infra-estrutura já tem instaladas unidades de recolha, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, industriais perigosos, de óleos, de baterias, de pneus, de veículos em fim de vida, entre outros.
- Desporto
A existência de múltiplas infra-estruturas e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior têm tornado o Ribatejo numa região de excelência para a dinamização do desporto e também para o desenvolvimento do conhecimento e de novas soluções empresariais com ele relacionadas.
- Agricultura
- Localização - centralidade da região com proximidade a Lisboa, Porto e Espanha (Madrid)
O Ribatejo dista cerca de 450 Km de Madrid pela A5, 60Km de Lisboa pela A1 e cerca de 200 Km do Porto pela A1. Significa que em poucas horas se consegue chegar aos principais polos de actividade empresarial, tornando o Ribatejo um polo logístico na articulação entre o Norte, o Sul, o Litoral e interior.
- Recursos Humanos qualificados
Além da proximidade com Lisboa, o Ribatejo dispõe de dois Institutos Politécnicos, Santarém e Tomar, além de uma rede de Escolas Profissionais formando pessoas altamente qualificadas, que contribuem para a produtividade regional e nacional.
- Infra-estruturas
O Ribatejo conta com infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias estruturantes e importantes ao nível nacional. As suas linhas ferroviárias permitem uma ligação directa com o norte e o centro do país. Quanto às infra-estruturas rodoviárias podem-se destacar a A1, A15, A23 e A13 que ligam a região à capital, ao Norte, ao Sul, ao Litoral, ao Interior e à Europa.
Além da facilidade logística existem também várias Zonas de Localização Empresarial, devidamente infraestruturadas e disponíveis em diversos concelhos da Região, nomeadamente os Parques de Negócios do Vale do Tejo.
São ainda de destacar um conjunto de valências de várias entidades presentes na Região:- Centro de Inovação Empresarial de Santarém (a abrir em 2015),
- Instituto Nacional de Recursos Biológicos - Centro de Atividades Pólo de Investigação da Quinta da Fonte Boa,
- Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior,
- Observatório do Sobreiro e da Cortiça,
- Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, a Oficina de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento do Instituto Politécnico de Tomar,
- Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial,
- Inov.Linea - Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar e
- Tagusvalley.
- Centro de Inovação Empresarial de Santarém (a abrir em 2015),
- Preços atrativos
Juntando aos benefícios da sua centralidade e proximidade com Lisboa, o Ribatejo apresenta ainda a vantagem dos custos de instalação (seja compra, seja arrendamento) serem substancialmente mais baratos que na Região de Lisboa e da Grande Lisboa.
- Acesso a incentivos comunitários
As duas NUTS III que compõem o Ribatejo (Lezíria e Médio Tejo) estão inseridas em regiões que têm acesso aos fundos comunitários (Lezíria do Tejo pertence ao Alentejo e Médio Tejo pertence ao Centro.
Estando em vigor um quadro comunitário que vigorará até 2020 as empresas sedeadas no Ribatejo terão acesso aos sistemas de incentivos destinados às empresas.
- Qualidade de Vida
O Ribatejo é uma Região que possibilita uma qualidade de vida muito interessante para quem aqui vive.
Existem todas as infraestruturas ao nível da saúde, a oferta escolar é ampla e de qualidade em todos os níveis de ensino, as infraestruturas básicas chegam a todo o território e funcionam, a maioria das empresas da grande distribuição encontram-se instaladas, existe oferta cultural e de lazer, a proximidade com a natureza é enorme, a poluição não se sente, a gastronomia é de eleição e, quando é mesmo preciso, Lisboa fica a pouco mais de meia-hora, com a grande vantagem de podermos regressar com essa mesma rapidez!
- Existência de um verdadeiro Ecossistema Empreendedor
A juntar-se a todas as vantagens anteriormente referidas, a ultima vantagem (na lógica de que os últimos são os primeiros) é a existência de um ecossistema facilitador e capacitador do empreendedorismo, ecossistema este dinamizado pela NERSANT e pelos demais membros da rede regional de apoio ao empreendedorismo SITIO DO EMPREENDEDOR.
Este ecossistema permite oferecer a quem procure empreender na Região um apoio muito completo e diversificado, assente nas competências e valências dos vários elementos da Rede.
Para saber mais sobre esta enorme vantagem que o Ribatejo apresenta explore com detalhe este portal. Veja em especial a metodologia de apoio do Sitio do Empreendedor (http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/apoios) e as competências dos vários elementos da Rede (http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/parceiros).