Guia do Empreendedor
6. Prova de Conceito
Nem sempre é possível mas quando seja possível o empreendedor deve sempre testar a sua ideia antes de realizar investimentos por vezes avultados.
Um processo que pode encaminhar para o sucesso de um projeto, produto ou serviço é o teste de conceito perante o público-alvo, antes do inicio de atividade e introdução no mercado.
Este teste é muito relevante na medida em que pode minimizar os gastos das empresas e também possibilita a realização de alterações/adequações ainda na fase inicial do processo deixando em aberto a oportunidade de realizar melhorias ou até mesmo possíveis correções.
Hoje em dia cada vez existem mais tecnologias de engenharia orientada para clientes para projetar novos produtos. Esta evolução facilita a realização de testes de conceito, abordagem que valoriza a incorporação das preferências dos clientes no projeto final.
O teste de conceito permite apresentar aos potenciais clientes uma versão elaborada do conceito, aproveitando-se para realizar um conjunto de perguntas fundamentais como:
- Os benefícios estão claros e acredita neles?
- Acha que esse produto resolve um problema ou preenche uma necessidade?
- Há outros produtos que atualmente atendem a essa necessidade e satisfazem?
- O preço é razoável em relação ao Valor?
- Você compraria o produto?
- Quem utilizaria esse produto, quando e com que frequência?
As respostas indicam se o conceito tem um apelo amplo e forte junto ao potencial cliente possibilitando verificar se o conceito tem o potencial de ser um sucesso ou, pelo menos uma tentativa com certa probabilidade de sucesso.