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Guia do Empreendedor

3. Estudo da Oportunidade e do Mercado

Quando se tem uma ideia esta costuma paracer-nos boa. No entanto não podemos ficar pelo tradicional "Acho que a ideia é boa". É fundamental fazer um trabalho de estudo e análise quer da oportunidade da ideia quer do mercado a que a mesma se pretende dedicar.

Avaliar uma oportunidade envolve diversas questões:

- Por quanto tempo está aberta a janela de oportunidade, antes dos concorrentes também conseguirem entrar?
- A estratégia delineada para avançar com a ideia garante que a janela da oportunidade se mantém o mais aberta possível?
- Qual o valor real e o percebido da exploração da oportunidade?
- Qual a natureza e a intensidade dos riscos envolvidos/retornos esperados? 
- Como empreendedor considera que o projeto combina com os seus objetivos e capacidades pessoais?

Realizar uma Avaliação da Oportunidade consiste num método para o empreendedor poder avaliar a oportunidade identificada e envolve os seguintes passos:

1 -  Descrição do produto/serviço;
2 -  Avaliação da oportunidade;
3 -  Avaliação do empreendedor e da equipa;

Por outro lado, o estudo de mercado é um ponto prioritário e de partida para o empreendedor, desempenhando uma função chave na elaboração de qualquer projeto de criação de empresa.

Os estudos de mercado irão permitir verificar se o mercado existe realmente, qual a sua evolução, confirmar o acerto da atividade escolhida e determinar o tamanho ideal da sua empresa. Assim, o empreendedor deverá conhecer profundamente o mercado no qual pretende atuar, determinando, com a máxima precisão, aquilo que vai vender, a quem vai vender e qual o posicionamento face aos produtos existentes. O estudo deve responder às seguintes perguntas:

- Quem comprará?
- Quanto se comprará?
- A que preço se comprará o produto/serviço que se pretende comercializar?
- Qual a evolução expectável do mercado?

O essencial passa pela definição dos potenciais clientes, pela dimensão do mercado, pela definição do nível de preços, das condições de venda, dos canais de distribuição e dos pontos de venda, dos objetivos e motivações de compra, dos hábitos e tendências de consumo, da concorrência, pela inventariação dos produtos concorrentes e respectivas quotas de mercado, pelo conhecimento das políticas de Marketing da concorrência, pelo potencial da distribuição e pela adequação dos produtos às necessidades dos consumidores.

COMO DESENVOLVER UM ESTUDO DE MERCADO?

PASSO 1: DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS.

A definição dos objetivos deve ser feita de uma forma clara e consiste em identificar a população (consumidores) a estudar e o tipo de informações a recolher: características externas dos consumidores, comportamento de consumo, atitudes dos consumidores, processo de decisão de compra.

PASSO 2: MÉTODOS DE RECOLHA DA INFORMAÇÃO.

Para que se possa iniciar um estudo de mercado é necessário definir qual informação necessária de forma a atingir os objetivos estabelecidos. Depois de sabermos aquilo que procuramos há que definir que métodos de recolha de informação vamos utilizar. Desde logo, poderemos recorrer à pesquisa administrativa (o estudo das informações publicadas e disponíveis) ou realizar um trabalho de campo (traduz-se na recolha direta de informações no mercado).

PASSO 3: ANáLISE DOS RESULTADOS.

Para satisfazer este passo é importante deter alguns conhecimentos de estatística. De qualquer forma, qualquer software de folha de cálculo permitir-lhe-á um tratamento preliminar dos dados, nomeadamente ao nível do apuramento dos valores absolutos para cada resposta. Para obter resultados mais detalhados (por exemplo, relacionando os resultados entre várias respostas) recomendamos a utilização de um software estatístico específico de estudos de mercado.

A recolha da informação que integra o estudo de mercado deve ser objecto de análise e permitir ao empreendedor tomar decisões, com um mínimo de risco, sobre as características que os produtos ou serviços devem possuir para serem bem aceites pelos consumidores e a política de marketing que a empresa deve implementar, para atingir, eficazmente, o mercado.

Para recolher informação poderá recorrer às principais fontes de informação estatística oficial em Portugal que poderão ser úteis na elaboração de planos de negócios são:

  • INE - Instituto Nacional de Estatística:
    www.ine.pt
     
  • GEE - Gabinete de Estratégia e Estudos (MEE - Ministério da Economia e do Emprego):
    www.gee.min-economia.pt
     
  • GEP - Gabinete de Planeamento e Estratégia (MSSS - Ministério da Solidariedade e Segurança Social):
    www.gep.msss.gov.pt
     
  • Portal Estatístico de Informação Empresarial do Instituto de Registos e Notariado (MJ - Ministério da Justiça):
    www.estatisticasempresariais.mj.pt/Paginas/estatisticas.aspx
     
  • IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional (MEE):
    www.iefp.pt/estatisticas/MercadoEmprego/Paginas/Home.aspx
     
  • Pordata - Base de Dados Portugal Contemporâneo:
    www.pordata.pt
     
  • Banco de Portugal:
    www.bportugal.pt/pt-PT/Estatisticas/Paginas/default.aspx
     
  • AICEP - Portugal Global:
    www.portugalglobal.pt

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Destaques

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Testemunhos

Em 2017 o SITIO DO EMPREENDEDOR ajudou a criar 96 novas empresas no Ribatejo


Há um ano atrás não fazia ideia do que estava por vir! Estava numa fase da minha vida profissional, onde apesar de gostar muito do que fazia, senti que precisava de uma mudança, um novo desafio. O bichinho do empreendedorismo sempre teve em mim, gosto de ir à luta, de fazer, de procurar, de me superar! Foi então, que depois de já ter ideia de qual a área de negócio a explorar, conheci o acompanhamento da NERSANT. E ainda bem que assim foi, pois sem a preciosa ajuda dos seus profissionais, mais propriamente do meu mentor de negócio João Santos, que foi sem dúvida a peça chave para que este negócio esteja a trabalhar a bom ritmo neste momento. Quando pensamos em abrir um negócio por conta própria, por vezes deixamo-nos deslumbrar pelo nosso próprio sonho, o que muitas vezes leva ao insucesso de alguns empreendedores. No meu caso seria igual, não fosse mais uma vez o excelente acompanhamento que recebi. Foi realizado um trabalho conjunto entre as duas partes (eu e o mentor). Pormenorizamos os mais variados pormenores, construímos um modelo de negócios, coerente e ajustado à realidade com a qual me iria deparar. Contudo é necessário perceber que temos de trabalhar, temos de procurar, temos de questionar, para que possamos tentar chegar o mais próximo da realidade. Neste momento, o negócio está aberto à cerca de 3 meses e o modelo de negócios a ser cumprido tal como definimos em termos estratégicos. Obrigada NERSANT. Verónica Raposo – REVOLUTION (http://ptrevolution.pt)


Verónica Raposo

Em 2017 o SITIO DO EMPREENDEDOR recebeu 531 ideias


A atuação da NERSANT é importante porque ajuda na estruturação e organização das ideias. A participação na sessão Ideias em Ação é positiva também pela partilha com outros empreendedores.


Alexandra Almeida

O apoio da Nersant, mais concretamente na pessoa do mentor João Santos, foi fundamental para a concretização da minha ideia de negócio, com a qual sonhava há vários anos. Não me lembro bem como tomei conhecimento do Sítio do Empreendedor e do fantástico apoio que possibilita a todos os que pretendem iniciar uma atividade por conta própria, mas ainda bem que aconteceu e que tenho a felicidade de ter escolhido empreender num dos concelhos abrangidos por esta iniciativa! A sua ajuda na elaboração do modelo de negócio e plano de negócios, e projeto de candidatura a incentivos foi fundamental para me encontrar onde estou hoje, com porta aberta há quase três anos e o negócio a evoluir dia após dia! Para além deste apoio inicial, o acompanhamento posterior é uma garantia de que temos sempre alguém que nos vai ajudar a esclarecer todas as dúvidas e ajudar a superar dificuldades que surjam, não nos deixando desviar do foco principal! Não digo que sem a existência da NERSANT o projeto não teria ido para a frente, mas teria sido certamente muito mais difícil, dispendioso e vacilante. Ainda hoje, já tendo terminado o período de acompanhamento previsto, sei que continuo a ter ao dispor uma pessoa/equipa disponível para esclarecer e ajudar em qualquer situação que surja. Obrigada NERSANT! Rita Batista, Bra4all – Lingerie e Bra Fitting (www.bra4all.com)


Rita Batista

O compromisso da NERSANT no SITIO DO EMPREENDEDOR é responder a todos os que registem a sua ideia, no sentido de analisar como poderá apoiar o desenvolvimento da mesma


Há cerca de 4 anos atrás, o apoio da NERSANT foi fundamental para mim. Encontrava-me insatisfeita no meu emprego e decidi colocar um ponto final na situação, pelo meu bem e da minha família. Encontrava-me desgastada e não realizada. Tinha uma ideia em mente, que a NERSANT, me ajudou a concretizar. Tenho consciência de que foi um risco, mas que hoje não me arrependo de ter corrido. O apoio da NERSANT foi fundamental, para alinhar ideias e traçar um caminho. No entanto, devo dizer que, o sucesso depende única e exclusivamente de nós. Obrigada pelo apoio que me deu e continua a dar. Bem haja, NERSANT Catarina Azevedo - Sabores a Granel https://www.saboresagranel.pt/


Catarina Azevedo

O apoio da NERSANT é fundamental para esclarecer as questões e dúvidas relacionadas com a transformação da ideia em negócio.


Isabel Teles

O apoio da Nersant é um apoio muito profissional e humano.


Ana Santana

Após ter sido mãe fiquei desempregada por opção, procurei o Gabinete de Apoio à criação do próprio emprego do município de Alcanena, porque já tinha algumas ideias na cabeça. Fui encaminhada para a NERSANT, onde fui muito bem recebida. Desde a primeira reunião que fiquei muito motivada, assim que expliquei o que pretendia, os técnicos tiveram a capacidade de juntamente comigo transformar a minha ideia num negócio. O apoio da NERSANT foi muito importante porque foi através da Associação Empresarial que eu consegui meter as ideias em prática, foi elaborado um plano de negócios e foi assim que consegui pedir financiamento junto da banca. Provavelmente, sem a NERSANT teria sido mais difícil conseguir de uma forma sólida e construtiva, ou seja eu já tinha as ideias e já andava a tentar implementar algumas, mas só com o apoio da NERSANT eu consegui implementar de forma mais eficaz e ter acesso a financiamento que foi muito importante para conseguir equipar o meu Atelier e legalizar toda a produção. É muito importante ter este apoio, principalmente porque nos primeiros tempos além de muitas dúvidas que temos que podem ser esclarecidas com os técnicos, é possível também partilhar as “dores de crescimento”, acho este ponto muito fundamental, principalmente quando estamos sozinhos no negócio e não temos ninguém com quem partilha. O balanço da participação é muito positivo. Recomendo a todos os que querem criar o seu negócio, se fosse hoje, voltava a participar. Verónica Paiva - BioVó (www.biovo.pt/)


Verónica Paiva

Simpatia, bom acompanhamento em termos de informação e profissionalismo. Obrigada.


Sílvia Vassalo

É muito importante poder contar com o acompanhamento nos bons e maus momentos. Agradeço e continuação do vosso trabalho. Bem-hajam.


Cristina Gameiro

O Sr. João Santos e Sra. Rita Pedro são pessoas muito dedicadas e bons conselheiros. Adorei ser seguido por eles, obrigado.


Sérgio Carvalho

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