Guia do Empreendedor
3. Estudo da Oportunidade e do Mercado
Quando se tem uma ideia esta costuma paracer-nos boa. No entanto não podemos ficar pelo tradicional "Acho que a ideia é boa". É fundamental fazer um trabalho de estudo e análise quer da oportunidade da ideia quer do mercado a que a mesma se pretende dedicar.
Avaliar uma oportunidade envolve diversas questões:
- Por quanto tempo está aberta a janela de oportunidade, antes dos concorrentes também conseguirem entrar?
- A estratégia delineada para avançar com a ideia garante que a janela da oportunidade se mantém o mais aberta possível?
- Qual o valor real e o percebido da exploração da oportunidade?
- Qual a natureza e a intensidade dos riscos envolvidos/retornos esperados?
- Como empreendedor considera que o projeto combina com os seus objetivos e capacidades pessoais?
Realizar uma Avaliação da Oportunidade consiste num método para o empreendedor poder avaliar a oportunidade identificada e envolve os seguintes passos:
1 - Descrição do produto/serviço;
2 - Avaliação da oportunidade;
3 - Avaliação do empreendedor e da equipa;
Por outro lado, o estudo de mercado é um ponto prioritário e de partida para o empreendedor, desempenhando uma função chave na elaboração de qualquer projeto de criação de empresa.
Os estudos de mercado irão permitir verificar se o mercado existe realmente, qual a sua evolução, confirmar o acerto da atividade escolhida e determinar o tamanho ideal da sua empresa. Assim, o empreendedor deverá conhecer profundamente o mercado no qual pretende atuar, determinando, com a máxima precisão, aquilo que vai vender, a quem vai vender e qual o posicionamento face aos produtos existentes. O estudo deve responder às seguintes perguntas:
- Quem comprará?
- Quanto se comprará?
- A que preço se comprará o produto/serviço que se pretende comercializar?
- Qual a evolução expectável do mercado?
O essencial passa pela definição dos potenciais clientes, pela dimensão do mercado, pela definição do nível de preços, das condições de venda, dos canais de distribuição e dos pontos de venda, dos objetivos e motivações de compra, dos hábitos e tendências de consumo, da concorrência, pela inventariação dos produtos concorrentes e respectivas quotas de mercado, pelo conhecimento das políticas de Marketing da concorrência, pelo potencial da distribuição e pela adequação dos produtos às necessidades dos consumidores.
COMO DESENVOLVER UM ESTUDO DE MERCADO?
PASSO 1: DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS.
A definição dos objetivos deve ser feita de uma forma clara e consiste em identificar a população (consumidores) a estudar e o tipo de informações a recolher: características externas dos consumidores, comportamento de consumo, atitudes dos consumidores, processo de decisão de compra.
PASSO 2: MÉTODOS DE RECOLHA DA INFORMAÇÃO.
Para que se possa iniciar um estudo de mercado é necessário definir qual informação necessária de forma a atingir os objetivos estabelecidos. Depois de sabermos aquilo que procuramos há que definir que métodos de recolha de informação vamos utilizar. Desde logo, poderemos recorrer à pesquisa administrativa (o estudo das informações publicadas e disponíveis) ou realizar um trabalho de campo (traduz-se na recolha direta de informações no mercado).
PASSO 3: ANáLISE DOS RESULTADOS.
Para satisfazer este passo é importante deter alguns conhecimentos de estatística. De qualquer forma, qualquer software de folha de cálculo permitir-lhe-á um tratamento preliminar dos dados, nomeadamente ao nível do apuramento dos valores absolutos para cada resposta. Para obter resultados mais detalhados (por exemplo, relacionando os resultados entre várias respostas) recomendamos a utilização de um software estatístico específico de estudos de mercado.
A recolha da informação que integra o estudo de mercado deve ser objecto de análise e permitir ao empreendedor tomar decisões, com um mínimo de risco, sobre as características que os produtos ou serviços devem possuir para serem bem aceites pelos consumidores e a política de marketing que a empresa deve implementar, para atingir, eficazmente, o mercado.
Para recolher informação poderá recorrer às principais fontes de informação estatística oficial em Portugal que poderão ser úteis na elaboração de planos de negócios são:
- INE - Instituto Nacional de Estatística:
www.ine.pt
- GEE - Gabinete de Estratégia e Estudos (MEE - Ministério da Economia e do Emprego):
www.gee.min-economia.pt
- GEP - Gabinete de Planeamento e Estratégia (MSSS - Ministério da Solidariedade e Segurança Social):
www.gep.msss.gov.pt
- Portal Estatístico de Informação Empresarial do Instituto de Registos e Notariado (MJ - Ministério da Justiça):
www.estatisticasempresariais.mj.pt/Paginas/estatisticas.aspx
- IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional (MEE):
www.iefp.pt/estatisticas/MercadoEmprego/Paginas/Home.aspx
- Pordata - Base de Dados Portugal Contemporâneo:
www.pordata.pt
- Banco de Portugal:
www.bportugal.pt/pt-PT/Estatisticas/Paginas/default.aspx
- AICEP - Portugal Global:
www.portugalglobal.pt