Guia do Empreendedor
4. Conselhos Práticos ao Empreendedor
O principal conselho que deixamos é que procure apoio no desenvolvimento do seu projeto. Seja grande ou pequeno, complexo ou simples, os programas de apoio ao empreendedorismo como o SITIO DO EMPREENDEDOR são sempre ferramentas úteis que deve aproveitar.
Além deste, aqui deixamos mais dez conselhos que consideramos fundamentais para o sucesso:
- Atuar consciente que o dinheiro não faz o empresário. Usualmente o criador de uma empresa é alguém que não tem grande capacidade financeira, mas tem outros recursos como a determinação, a persistência e a criatividade que o levam a triunfar.
- Ter conhecimento que a sua riqueza é resultado da persistência, atividade e tempo, sabendo que existem dissemelhanças entre persistência e teimosia. A pessoa teimosa responde aos problemas sempre da mesma maneira enquanto a pessoa persistente não desiste de encontrar novas alternativas para controlar o problema.
- Ter visão para reconhecer os clientes e as suas carências procurando saber se existe um mercado suficientemente grande para gerar lucros, permitir crescimento e diversificação.
- Atenuar os investimentos iniciais ao fundamental e não gastar recursos em equipamentos supérfluos.
- Diminuir os custos fixos, nomeadamente optando por gerir os recursos humanos em função do crescimento da empresa.
- Preparar as negociações com fornecedores e investidores.
- Saber negociar bem o valor das quotas.
- Determinar as parcerias essenciais para o seu negócio, abdicando de exclusivismos que podem comprometer o crescimento da empresa.
- Encarar o cliente como se fosse o empregador.
- Elaborar um Plano de Negócio adequado e consistente.