Guia do Empreendedor
1. O Empreendedorismo - Definições e Mitos
EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é o
processo de criaçãoo e/ou expansão de negócios que são inovadores ou que nascem
a partir de oportunidades identificadas. É claramente uma noção que incorpora o
início e o fim de empresas, baseado no ideal de Schumpeter, que considerava o
empreendedorismo como o motor fundamental da economia (Schumpeter, 1942).
O
Empreendedorismo é acima de tudo uma atitude de alguém que preza a sua independência e realização pessoal. Detectar uma oportunidade e possuir o conhecimento, criatividade e iniciativa para, isoladamente ou em conjunto, enfrentar a incerteza e transformar essa oportunidade em criação de valor, são as características fundamentais de um empreendedor.
Os empreendedores constituem hoje em dia, um elemento vital para a revitalização do tecido económico de diversas formas. Desde logo, empresas mais dinâmicas e inovadoras, serão geradoras de um novo momento para a economia uma vez que estarão melhor posicionadas para competir de uma forma eficiente à escala mundial e por isso apresentam mais elevadas potencialidades de crescimento.
Paralelamente, parte da solução do futuro crescimento do emprego só será possível com níveis mais elevados de auto-suficiência a partir da motivação, meios de financiamento e competências para lançar um novo negócio.
Mas desenganem-se, não está ao alcance de todos pois o processo de empreender implica a união de cinco fatores: espírito, recursos, oportunidades, plano e execução, representando cada um deles um verdadeiro desafio.
MITOS ACERCA DO EMPREENDEDORISMO
Mito 1: é preciso muito dinheiro para começar
É comum pensar-se que o sucesso se inicia com uma forte realização financeira. Foram muitas as empresas que começaram com poucos recursos, incluindo empresas de grande sucesso e em muitos casos estas nasceram em garagens (ex.: Apple, Amazon, Hewlett Packard (HP), Disney).
Mito 2: é preciso ter uma grande ideia para começar
Trata-se de um mito perpetuado pelos media, que os empreendedores de sucesso começam com uma ideia brilhante, ou que o sucesso das empresas é construído em torno de algum tipo de descoberta ou invenção. Muitos empreendedores de sucesso criam apenas o distinto, a marca, a imagem e protegem a sua vantagem para andarem sempre um passo à frente da concorrência.
Mito 3: os empreendedores são amantes do risco
Para um empreendedor de sucesso os riscos são calculados consoante os riscos que os próprios estão dispostos a correr.
Mito 4: empreender quando se é novo
Muitos dos empreendedores ligados às áreas das tecnologias e internet fundaram a sua empresa antes dos trinta anos, contudo é mito afirmar a melhor idade para se ser empreendedor é quando se é novo, pois existem vantagens e desvantagens. Uma das desvantagens consiste na inexperiência. Podemos concluir que o apetite pelo risco e as capacidades individuais podem ser decisivas na decisão do «quando» para o empreendedorismo.
Mito 5: para alcançar o sucesso é necessário ter muita educação, principalmente em gestão
Apesar de ser verdade que muitos empreendedores de sucesso têm muito pouca qualificação, no sentido formal, não há dúvida que para a maioria dos empreendedores uma educação de qualidade pode ser determinante para o sucesso.
Mito 6: ser empreendedor é sexy
Ser empreendedor envolve lidar com muitas pessoas, desde os colaboradores aos fornecedores, passando pelos potenciais e atuais clientes. Um empreendedor com negócio por conta própria tem que lidar com um conjunto de problemas, desde a produção aos fornecedores, passando pela contabilidade e marketing. Um estudo efetuado pela Inc. (magazine focused on business resources for the entrepreneur) às empresas com maior crescimento, revela que apesar do que é geralmente pensado não é a frustração / descontentamento por trabalhar com outra pessoa (20%) e o desemprego (3%) os fatores de topo da motivação para criar o seu próprio negócio. Atualmente os empreendedores foram educados para criar a sua empresa pelo desafio de construir um negócio (44%) e por acreditarem que é a melhor forma de alcançar a dependência financeira (30%).