Sessão de encerramento do IncubarmaisLeziria decorreu em Rio Maior
O CNIRM - Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior acolheu no dia 13 de julho, a cerimónia de encerramento do Incubar+Lezíria, projeto dinamizado pela NERSANT em parceria com o Agrocluster Ribatejo, a Desmor e o Instituto Politécnico de Santarém e que teve como objetivo a promoção do empreendedorismo qualificado e criativo, bem como o apoio aos empreendedores na criação e consolidação de novas empresas nesta região.
No total, foram apoiados 312 empreendedores no processo de maturação e transformação da ideia em negócio e foram efetivamente transformadas em realidade, 52 dessas ideias de negócio.
Foram ainda dezenas de sessões de fomento ao empreendedorismo, workshops de capacitação, num total de centenas de horas de consultoria prestada pela equipa técnica de empreendedorismo responsável pela implementação do projeto, e ainda 4 concursos de ideias de negócios.
Os resultados do Incubar+Lezíria foram apresentados na cerimónia de encerramento do projeto, que decorreu no CNIRM em Rio Maior, com a presença de muitos dos empreendedores apoiados ao abrigo.
A sessão, que contou com o acolhimento da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, começou por gratificar os empreendedores com a atribuição dos certificados de participação aos participantes no projeto e aos participantes do 2.º e 3.º programa de aceleração de ideias. Foram ainda atribuídos os prémios aos três projetos vencedores do 3.º concurso de ideias de negócio do projeto, sendo eles o GM2E, do empreendedor Luís Inácio, o Agrsmart, do empreendedor Ricardo Aleixo e ainda o projeto Arikson, de Patrick Pedreiro.
Na cerimónia, onde marcaram presença, para além da NERSANT, promotor lÃder do projeto, todos os parceiros do mesmo: o Agrocluster Ribatejo, a Desmor e o Instituto Politécnico de Santarém, representados pelos seus presidentes.
Quem esteve também presente foi Hélder Guerreiro, Vogal do Conselho Diretivo do Alentejo 2020, entidade financiadora do Incubar+Lezíria, e que aproveitou a ocasião para congratular o empreendedorismo da região. "Há iniciativa económica nesta região e é com muito gosto que os PO’s regionais se preparam para apoiar os projetos de mais estas empresas que aqui se constituíram", disse, acrescentando que "estão para breve novos incentivos no Âmbito dos SIAC, bem como novos apoios para infraestruturas que tenham como objetivo incubar estas empresas", fez saber. Notou ainda o sucesso da parceria entre a NERSANT e os restantes promotores, afirmando que as mesmas são "essenciais para continuar a transformar o tecido empresarial das regiões".
De referir que o projeto Incubar+Lezíria foi uma ação coletiva dinamizada pela NERSANT, pelo Instituto Politécnico de Santarém, Agrocluster e pela Desmor e apoiada pelo Alentejo 2020. O seu objetivo foi a promoção do empreendedorismo qualificado e criativo, bem como o apoio aos empreendedores na criação e consolidação de novas empresas na região.
}