• O Sítio Do Empreendedor
  • Apoios
  • Parceiros
  • Inscrição
  • Área Reservada

Daniel Bessa esteve na Startup Santarém a explicar como se faz a gestão de inovação nas PME

  • 17-06-2019

Embora seja um conceito que voltou a estar na moda, a inovação é de sempre. Não há vida sem adaptação. Isto é o conceito mais elementar da biologia. Sobrevive quem se adaptar melhor, começou por dizer Daniel Bessa, perante os cerca de 40 empresários que se deslocaram à Startup Santarém para o ouvir falar sobre gestão da inovação das PME.

Agora, o que impressiona é a aceleração que a vida teve. Sinto de forma avassaladora que há uma aceleração brutal na forma como as coisas funcionam. A inovação é, por isso, urgente. É necessário despertar as empresas para este tema. A inovação deve estar no topo da agenda das empresas, continuou o profissional, que foi Diretor-Geral da Cotec - Associação Empresarial para a Inovação de 2009 a 2016.

Daniel Bessa continuou a sua intervenção deixando um primeiro conselho às empresas: Não há gestão sem organigrama. Alguém tem de tratar da inovação. Naturalmente que no seio de muitas PME não faz sentido haver um departamento de inovação, mas é efetivamente necessário que alguém trate destes processos, rematou, acrescentando logo de seguida que esse profissional poderá estar ligado q qualquer área. Tudo depende dos objetivos de inovação definidos pela empresa. Se a empresa entender que inovação é ouvir o cliente e satisfazê-lo totalmente, faz sentido que seja a área comercial a assumir a inovação. Se a empresa entender que a rapidez na entrega de encomendas é a sua inovação, pode-se atribuir esta tarefa a alguém ligado ao chão de fábrica e aos processos fabris. Se a inovação passar pelos fornecedores, em ter os melhores equipamentos, pode ser atribuída a alguém ligado às compras, que analise os melhores meios, equipamentos, máquinas e materiais a adquiri. Se a inovação for vender para mercados que ninguém vende, talvez alguém ligado aos mercados externos seja a solução. Pode, ainda, ser alguém ligado ao digital – esta área tem de estar na frente da preocupação de qualquer empresa”, concluiu, acrescentando que a inovação pode estar em qualquer processo dentro e não só a criação de soluções altamente tecnológicas, como tantas vezes é conotada.

Por fim, o ex-ministro da economia elencou algumas das responsabilidades que podem estar associadas a este profissional, como saber exprimir muito bem o problema que a empresa pretende resolver, definir e conhecer muito bem os objetivos de inovação da empresa para que o seu relacionamento com as universidades e centros tecnológicos seja feito de forma eficaz. Para além disso, o profissional pode criar “um sistema de gestão de ideias acessível a todos - muitas vezes as melhores ideias têm origem nos operários fabris e até um “sistema de gestão do conhecimento, para que se garanta a partilha do mesmo entre todos.

Para além da intervenção de Daniel Bessa, a sessão contou com o contributo da SPI, na pessoa de Susana Seabra, que falou sobre a implementação de processos de DNP (desenvolvimento de novos produtos) e DNS (desenvolvimento de novos serviços), com incidência na importância do desenvolvimento de novos produtos e serviços, das necessidades latentes dos clientes, geração de ideias, seleção de alternativas e características do produto/serviço. Na oratória, a profissional explicou que a criatividade não é um talento, mas sim uma competência que se pode aprender, dando posteriormente diversas ferramentas para o efeito.

Foram ainda apresentados casos de sucesso de empresas com boas práticas de implementação de processos de inovação, bem como uma mesa redonda de debate do tema, que foi também alargado à plateia.

De referir que o projeto Ribatejo InovFin é um projeto dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do Compete 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O programa visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.

}

Agenda

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter.

Testemunhos

Em 2017 o SITIO DO EMPREENDEDOR ajudou a criar 96 novas empresas no Ribatejo


Há um ano atrás não fazia ideia do que estava por vir! Estava numa fase da minha vida profissional, onde apesar de gostar muito do que fazia, senti que precisava de uma mudança, um novo desafio. O bichinho do empreendedorismo sempre teve em mim, gosto de ir à luta, de fazer, de procurar, de me superar! Foi então, que depois de já ter ideia de qual a área de negócio a explorar, conheci o acompanhamento da NERSANT. E ainda bem que assim foi, pois sem a preciosa ajuda dos seus profissionais, mais propriamente do meu mentor de negócio João Santos, que foi sem dúvida a peça chave para que este negócio esteja a trabalhar a bom ritmo neste momento. Quando pensamos em abrir um negócio por conta própria, por vezes deixamo-nos deslumbrar pelo nosso próprio sonho, o que muitas vezes leva ao insucesso de alguns empreendedores. No meu caso seria igual, não fosse mais uma vez o excelente acompanhamento que recebi. Foi realizado um trabalho conjunto entre as duas partes (eu e o mentor). Pormenorizamos os mais variados pormenores, construímos um modelo de negócios, coerente e ajustado à realidade com a qual me iria deparar. Contudo é necessário perceber que temos de trabalhar, temos de procurar, temos de questionar, para que possamos tentar chegar o mais próximo da realidade. Neste momento, o negócio está aberto à cerca de 3 meses e o modelo de negócios a ser cumprido tal como definimos em termos estratégicos. Obrigada NERSANT. Verónica Raposo – REVOLUTION (http://ptrevolution.pt)


Verónica Raposo

Em 2017 o SITIO DO EMPREENDEDOR recebeu 531 ideias


A atuação da NERSANT é importante porque ajuda na estruturação e organização das ideias. A participação na sessão Ideias em Ação é positiva também pela partilha com outros empreendedores.


Alexandra Almeida

O apoio da Nersant, mais concretamente na pessoa do mentor João Santos, foi fundamental para a concretização da minha ideia de negócio, com a qual sonhava há vários anos. Não me lembro bem como tomei conhecimento do Sítio do Empreendedor e do fantástico apoio que possibilita a todos os que pretendem iniciar uma atividade por conta própria, mas ainda bem que aconteceu e que tenho a felicidade de ter escolhido empreender num dos concelhos abrangidos por esta iniciativa! A sua ajuda na elaboração do modelo de negócio e plano de negócios, e projeto de candidatura a incentivos foi fundamental para me encontrar onde estou hoje, com porta aberta há quase três anos e o negócio a evoluir dia após dia! Para além deste apoio inicial, o acompanhamento posterior é uma garantia de que temos sempre alguém que nos vai ajudar a esclarecer todas as dúvidas e ajudar a superar dificuldades que surjam, não nos deixando desviar do foco principal! Não digo que sem a existência da NERSANT o projeto não teria ido para a frente, mas teria sido certamente muito mais difícil, dispendioso e vacilante. Ainda hoje, já tendo terminado o período de acompanhamento previsto, sei que continuo a ter ao dispor uma pessoa/equipa disponível para esclarecer e ajudar em qualquer situação que surja. Obrigada NERSANT! Rita Batista, Bra4all – Lingerie e Bra Fitting (www.bra4all.com)


Rita Batista

O compromisso da NERSANT no SITIO DO EMPREENDEDOR é responder a todos os que registem a sua ideia, no sentido de analisar como poderá apoiar o desenvolvimento da mesma


Há cerca de 4 anos atrás, o apoio da NERSANT foi fundamental para mim. Encontrava-me insatisfeita no meu emprego e decidi colocar um ponto final na situação, pelo meu bem e da minha família. Encontrava-me desgastada e não realizada. Tinha uma ideia em mente, que a NERSANT, me ajudou a concretizar. Tenho consciência de que foi um risco, mas que hoje não me arrependo de ter corrido. O apoio da NERSANT foi fundamental, para alinhar ideias e traçar um caminho. No entanto, devo dizer que, o sucesso depende única e exclusivamente de nós. Obrigada pelo apoio que me deu e continua a dar. Bem haja, NERSANT Catarina Azevedo - Sabores a Granel https://www.saboresagranel.pt/


Catarina Azevedo

O apoio da NERSANT é fundamental para esclarecer as questões e dúvidas relacionadas com a transformação da ideia em negócio.


Isabel Teles

O apoio da Nersant é um apoio muito profissional e humano.


Ana Santana

Após ter sido mãe fiquei desempregada por opção, procurei o Gabinete de Apoio à criação do próprio emprego do município de Alcanena, porque já tinha algumas ideias na cabeça. Fui encaminhada para a NERSANT, onde fui muito bem recebida. Desde a primeira reunião que fiquei muito motivada, assim que expliquei o que pretendia, os técnicos tiveram a capacidade de juntamente comigo transformar a minha ideia num negócio. O apoio da NERSANT foi muito importante porque foi através da Associação Empresarial que eu consegui meter as ideias em prática, foi elaborado um plano de negócios e foi assim que consegui pedir financiamento junto da banca. Provavelmente, sem a NERSANT teria sido mais difícil conseguir de uma forma sólida e construtiva, ou seja eu já tinha as ideias e já andava a tentar implementar algumas, mas só com o apoio da NERSANT eu consegui implementar de forma mais eficaz e ter acesso a financiamento que foi muito importante para conseguir equipar o meu Atelier e legalizar toda a produção. É muito importante ter este apoio, principalmente porque nos primeiros tempos além de muitas dúvidas que temos que podem ser esclarecidas com os técnicos, é possível também partilhar as “dores de crescimento”, acho este ponto muito fundamental, principalmente quando estamos sozinhos no negócio e não temos ninguém com quem partilha. O balanço da participação é muito positivo. Recomendo a todos os que querem criar o seu negócio, se fosse hoje, voltava a participar. Verónica Paiva - BioVó (www.biovo.pt/)


Verónica Paiva

Simpatia, bom acompanhamento em termos de informação e profissionalismo. Obrigada.


Sílvia Vassalo

É muito importante poder contar com o acompanhamento nos bons e maus momentos. Agradeço e continuação do vosso trabalho. Bem-hajam.


Cristina Gameiro

O Sr. João Santos e Sra. Rita Pedro são pessoas muito dedicadas e bons conselheiros. Adorei ser seguido por eles, obrigado.


Sérgio Carvalho

Apoios

Projeto co-financiado por



Contacte-nos

NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém

 Várzea de Mesiões
Apartado 177 2354-909 Torres Novas

 249 839 500

 249 839 509

 sitiodoempreendedor@nersant.pt

Equipamento

...

Copyright © 2015 Solinet.