• O Sítio Do Empreendedor
  • Apoios
  • Parceiros
  • Inscrição
  • Área Reservada

Como trabalhar durante uma epidemia

  • 17-03-2020

Os problemas não acontecem só aos outros e como tal, perante a crise  mundial provocada pelo coronavírus, a urgência de implementar medidas sérias para não colocar em risco os colaboradores das empresas ou outros interlocutores é uma realidade. O Techcrunch fez uma lista de regras básicas para ajudar a ultrapassar esta situação sem dificultar a vida nem a fundadores de start-ups nem às pessoas com quem trabalham.

  1. Tome precauções razoáveis e seja transparente

As entidades de saúde oficiais de todo o mundo dizem que a boa auto-higiene e a lavagem frequente das mãos são as melhores formas de impedir a propagação do vírus. Para minimizar os riscos, há que equacionar a possibilidade de trabalhar remotamente, o que significa cancelar reuniões, trabalhar a partir de casa ou não assistir pessoalmente a uma conferência. Sugeria video-chamadas para evitar o risco de exposição.

Se alguém da equipa não se sentir bem é melhor não ir à empresa. Esta não é altura de pensar que “está apenas com uma constipação” ou que “provavelmente são apenas alergias”. Como o vírus pode ser assintomático e ainda assim espalhar-se, não é óbvio onde está o perigo. Por isso, a equipa de gestão da empresa deve minimizar o risco de exposição em geral.

  1. Não questionar as precauções tomadas 

Muitos eventos internacionais já foram cancelados e, certamente, muitos outros ainda em agenda terão o mesmo fim. Estas decisões são difíceis para todas as partes envolvidas, mas as  normas de precaução assim o obrigam. Não questione, mesmo que causem inconvenientes à empresa. Se algum colaborador precisar de tirar uns dias adicionais, é preferível permitir essa ausência. E mesmo que ache que este pode estar a aproveitar-se da situação, é algo para falar mais tarde, não durante uma crise de saúde global, em que o risco de exposição pode colocar em perigo os restantes colaboradores da empresa.

  1. Aceite as perdas

Este contexto vai ter inevitavelmente custos financeiros. Poderão ser alterados prazos de encomendas e de entregas que afetarão as empresas. Em vez de pensar no problema no presente, foque-se no depois e prepare-a sua agenda com lembretes, diga à equipa para acompanhar as mudanças, informe e apresente o ponto de situação aos clientes.

  1. Questione e otimize o processo de trabalho da empresa

Se existem situações que estão a afetar seriamente a produtividade ou a capacidade da empresa funcionar, talvez seja importante reavaliar o processo produtivo. Esta é uma oportunidade de analisar processos, estudar o que a empresa faz bem e menos bem, e, quem sabe, tomar medidas novas e renovar a estratégia empresarial.

  1. Não está sozinho

O surto do Covid-19 é uma questão global, de grande complexidade, com efeitos vastos e desconhecidos, e danos indiscriminados. A sua empresa não é a única afetada (e até pode estar melhor do que a maioria). Ainda assim, é natural que caso esteja a lançar um projeto , uma start-up, o empreendedor se sinta frustrado, assustado ou confuso com este contexto. Mas tenha em mente que muitas outras pessoas estão a lidar com situações semelhantes e que por isso entendem a sua situação.


In. Link to Leaders

https://linktoleaders.com/como-trabalhar-durante-uma-epidemia/

}

Agenda

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter.

Testemunhos

Em 2017 o SITIO DO EMPREENDEDOR ajudou a criar 96 novas empresas no Ribatejo


Há um ano atrás não fazia ideia do que estava por vir! Estava numa fase da minha vida profissional, onde apesar de gostar muito do que fazia, senti que precisava de uma mudança, um novo desafio. O bichinho do empreendedorismo sempre teve em mim, gosto de ir à luta, de fazer, de procurar, de me superar! Foi então, que depois de já ter ideia de qual a área de negócio a explorar, conheci o acompanhamento da NERSANT. E ainda bem que assim foi, pois sem a preciosa ajuda dos seus profissionais, mais propriamente do meu mentor de negócio João Santos, que foi sem dúvida a peça chave para que este negócio esteja a trabalhar a bom ritmo neste momento. Quando pensamos em abrir um negócio por conta própria, por vezes deixamo-nos deslumbrar pelo nosso próprio sonho, o que muitas vezes leva ao insucesso de alguns empreendedores. No meu caso seria igual, não fosse mais uma vez o excelente acompanhamento que recebi. Foi realizado um trabalho conjunto entre as duas partes (eu e o mentor). Pormenorizamos os mais variados pormenores, construímos um modelo de negócios, coerente e ajustado à realidade com a qual me iria deparar. Contudo é necessário perceber que temos de trabalhar, temos de procurar, temos de questionar, para que possamos tentar chegar o mais próximo da realidade. Neste momento, o negócio está aberto à cerca de 3 meses e o modelo de negócios a ser cumprido tal como definimos em termos estratégicos. Obrigada NERSANT. Verónica Raposo – REVOLUTION (http://ptrevolution.pt)


Verónica Raposo

Em 2017 o SITIO DO EMPREENDEDOR recebeu 531 ideias


A atuação da NERSANT é importante porque ajuda na estruturação e organização das ideias. A participação na sessão Ideias em Ação é positiva também pela partilha com outros empreendedores.


Alexandra Almeida

O apoio da Nersant, mais concretamente na pessoa do mentor João Santos, foi fundamental para a concretização da minha ideia de negócio, com a qual sonhava há vários anos. Não me lembro bem como tomei conhecimento do Sítio do Empreendedor e do fantástico apoio que possibilita a todos os que pretendem iniciar uma atividade por conta própria, mas ainda bem que aconteceu e que tenho a felicidade de ter escolhido empreender num dos concelhos abrangidos por esta iniciativa! A sua ajuda na elaboração do modelo de negócio e plano de negócios, e projeto de candidatura a incentivos foi fundamental para me encontrar onde estou hoje, com porta aberta há quase três anos e o negócio a evoluir dia após dia! Para além deste apoio inicial, o acompanhamento posterior é uma garantia de que temos sempre alguém que nos vai ajudar a esclarecer todas as dúvidas e ajudar a superar dificuldades que surjam, não nos deixando desviar do foco principal! Não digo que sem a existência da NERSANT o projeto não teria ido para a frente, mas teria sido certamente muito mais difícil, dispendioso e vacilante. Ainda hoje, já tendo terminado o período de acompanhamento previsto, sei que continuo a ter ao dispor uma pessoa/equipa disponível para esclarecer e ajudar em qualquer situação que surja. Obrigada NERSANT! Rita Batista, Bra4all – Lingerie e Bra Fitting (www.bra4all.com)


Rita Batista

O compromisso da NERSANT no SITIO DO EMPREENDEDOR é responder a todos os que registem a sua ideia, no sentido de analisar como poderá apoiar o desenvolvimento da mesma


Há cerca de 4 anos atrás, o apoio da NERSANT foi fundamental para mim. Encontrava-me insatisfeita no meu emprego e decidi colocar um ponto final na situação, pelo meu bem e da minha família. Encontrava-me desgastada e não realizada. Tinha uma ideia em mente, que a NERSANT, me ajudou a concretizar. Tenho consciência de que foi um risco, mas que hoje não me arrependo de ter corrido. O apoio da NERSANT foi fundamental, para alinhar ideias e traçar um caminho. No entanto, devo dizer que, o sucesso depende única e exclusivamente de nós. Obrigada pelo apoio que me deu e continua a dar. Bem haja, NERSANT Catarina Azevedo - Sabores a Granel https://www.saboresagranel.pt/


Catarina Azevedo

O apoio da NERSANT é fundamental para esclarecer as questões e dúvidas relacionadas com a transformação da ideia em negócio.


Isabel Teles

O apoio da Nersant é um apoio muito profissional e humano.


Ana Santana

Após ter sido mãe fiquei desempregada por opção, procurei o Gabinete de Apoio à criação do próprio emprego do município de Alcanena, porque já tinha algumas ideias na cabeça. Fui encaminhada para a NERSANT, onde fui muito bem recebida. Desde a primeira reunião que fiquei muito motivada, assim que expliquei o que pretendia, os técnicos tiveram a capacidade de juntamente comigo transformar a minha ideia num negócio. O apoio da NERSANT foi muito importante porque foi através da Associação Empresarial que eu consegui meter as ideias em prática, foi elaborado um plano de negócios e foi assim que consegui pedir financiamento junto da banca. Provavelmente, sem a NERSANT teria sido mais difícil conseguir de uma forma sólida e construtiva, ou seja eu já tinha as ideias e já andava a tentar implementar algumas, mas só com o apoio da NERSANT eu consegui implementar de forma mais eficaz e ter acesso a financiamento que foi muito importante para conseguir equipar o meu Atelier e legalizar toda a produção. É muito importante ter este apoio, principalmente porque nos primeiros tempos além de muitas dúvidas que temos que podem ser esclarecidas com os técnicos, é possível também partilhar as “dores de crescimento”, acho este ponto muito fundamental, principalmente quando estamos sozinhos no negócio e não temos ninguém com quem partilha. O balanço da participação é muito positivo. Recomendo a todos os que querem criar o seu negócio, se fosse hoje, voltava a participar. Verónica Paiva - BioVó (www.biovo.pt/)


Verónica Paiva

Simpatia, bom acompanhamento em termos de informação e profissionalismo. Obrigada.


Sílvia Vassalo

É muito importante poder contar com o acompanhamento nos bons e maus momentos. Agradeço e continuação do vosso trabalho. Bem-hajam.


Cristina Gameiro

O Sr. João Santos e Sra. Rita Pedro são pessoas muito dedicadas e bons conselheiros. Adorei ser seguido por eles, obrigado.


Sérgio Carvalho

Apoios

Projeto co-financiado por



Contacte-nos

NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém

 Várzea de Mesiões
Apartado 177 2354-909 Torres Novas

 249 839 500

 249 839 509

 sitiodoempreendedor@nersant.pt

Equipamento

...

Copyright © 2015 Solinet.