91 por cento dos empreendedores nacionais voltaria a criar uma empresa
A grande maioria dos empreendedores portugueses entrevistados pela pesquisa da Metro revelaram que voltariam a fundar uma nova empresa. Para além de mostrar a importância que os negócios locais têm para muitos consumidores, esta pesquisa – efetuada durante o mês de agosto e envolvendo mil consumidores portugueses, dos quais 150 são empresários independentes – concluiu que um quarto dos portugueses gosta de comprar em negócios independentes.
Os empreendedores portugueses independentes são otimistas já que 91% afirma que voltaria a fundar negócios novamente. Contudo, 39% afirma ter receios pelo facto da receita ser instável; 29% afirma ter de fazer um grande esforço para conseguir novos negócios; e 45% considera que o pagamento de impostos é muito penoso em Portugal.
Perante isto, os especialistas aconselham os empreendedores informarem-se bem antes de iniciarem um negócio, “especialmente nos primeiros dois anos após o início do mesmo, é importante estarem conscientes do caminho que têm pela frente. Durante esse mesmo período, os empreendedores têm de lidar analítica e estrategicamente com os fundos disponíveis e gerir o consumo dos recursos”, explicou Christoph Hienerth, presidente de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios da Beisheim School of Management, em Vallendar, citado pela pesquisa.
Por outro lado, esta análise concluiu ainda que os portugueses apreciam negócios próprios pelo facto de estes agirem de forma sustentável. Para 54% dos inquiridos, este é um critério de decisão importante. Cerca de 47% afirma que a boa qualidade é uma das principais razões que os leva a preferir produtos e serviços provenientes de empresas independentes; 53% referiu o bom serviço e 25% assegura que prefere comprar em empresas geridas pelos proprietários em vez de se dirigir às grandes cadeias comerciais.
Os serviços personalizados oferecidos pelas empresas que são geridas pelos proprietários são particularmente populares para mais de metade dos portugueses (54%). De acordo com o estudo, quase um em cada dois consumidores considera que os negócios próprios oferecem os melhores serviços para manter o seu estilo de vida individual. No domínio setorial, 70% dos consumidores portugueses entrevistados afirmou que prefere cabeleireiros e barbearias geridas pelos proprietários ao invés de grandes redes. Pequenos restaurantes, cafés e snack bars (46%) e floristas (59%) são também bastante populares.
Portugal fez parte da lista dos 10 países que integram o estudo promovido pela Metro, concretamente República Checa, França, Alemanha, Índia, Itália, Polónia, Roménia, Rússia e Turquia.
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